Doenças

 

AVISO: Algumas imagens poderão ferir susceptibilidades, pelo que não são aconselhadas a indivíduos mais sensíveis.

 

GENGIVITE

 

Existem duas formas de gengivite: a crónica e a aguda necrosante, sendo esta mais comum em adultos jovens e que, normalmente, possuem um sistema imunitário debilitado.

A gengivite crónica apenas ocasionalmente provoca dores, porém, durante a escovagem dos dentes, as gengivas podem encontrar-se mais sensíveis, acabando sangrar. No entanto, a forma aguda é dolorosa, provocando, igual e eventualmente, mau hálito.

Quer pela observação clínica bem como pela descrição de sintomas é possível obter o seu diagnóstico, uma vez que, na forma crónica as gengivas encontram-se vermelhas e inturmescidas, sangrando, geralmente, durante a sondagem, ao contrário da forma aguda, que se caracteriza pela existência de áreas ulceradas nas gengivas.

 

 

HALITOSE 

 

A halitose (ou mau hálito) é provocada, vulgarmente, por bactérias que causam a doença periodontal e gengivite. Porém, infecções virais na boca, garganta ou qualquer parte do aparelho digestivo superior também poderão estar relacionados com o aparecimento desta doença.